sexta-feira, 23 de maio de 2008

O que é kumihimo?

Kumihimo:

Kumi (para entrançar) + Himo (corda ou cabo) = Kumihimo, cabos entrançados, tranças.

Kumihimo é pronunciado, ku-me-ele-mo.

Kumihimo é uma técnica japonesa de trançar que data de 550, quando a disseminação da religião budista no Japão e as pessoas começaram a usar cordões decorativos em cerimônias religiosas. Mais tarde as pessoas usavam as tranças coloridas para decorar roupas coloridas, para pendurar bandeiras, para usar em armaduras de samurais (período de 1400-1600), e para pendurar facas.

Embora o kumihimo fosse particular ao Japão, outras culturas na história usaram as tranças ou uma trança similar ' stools' , incluindo os entrançadores do estilingue dos Andes e tamboretes de cabelo-trança de Escandinávia.Há algumas similaridades entre o kumihimo e a trança do fingerloop praticada em Europa ocidental.

diversos teares diferentes usadas para criar tranças do kumihimo.Devido a simplicidade e preço baixo comparativo, a maioria de tranças feitas são feitas em um tear de madeira (um marudai ou um " stand" redondo;), permitindo que as linhas sejam drapejadas sobre um superior em forma de anel liso chamou um kagami (japonês para o " mirror"). As linhas individuais ficam mais pesadas com as bobinas de madeira chamadas " tama" , e um saco dos pesos é amarrado à trança terminada para produzir uma tensão equilibrada. Embora não se saiba quanto tempo os japoneses têm usado o marudai para criar tranças, a maioria das estimativas indicam o período ao redor 1575 ou mais tarde.

Muitas pessoas usam um tear de disco de cartão para trançar, a vantagem é a ausência dos pesos, já que os fios ficam tracionados em cortes na borda do disco o que mantém uma tensão adequada.

Há centenas de diferentes pontos kumihimo, algums simples e outros complexos, utilizando diferentes números de linhas de 4 a 100.
Beijoss!!!

11 comentários:

Andressa disse...

Paula adorei o Kumihimo e queria saber mais informações, você teria um tear para fornecer. E mais no blog eu não consegui entender como realmente é feito caso possa me passar ficarei encantada.
Abraços
Andressa
aromile@gmail.com

Anônimo disse...

Amei seu trabalho assim como as informações. Tentei mas não consegui acopanhar. rsrsrs.
Estou frustrada!!!!!!
Abraços
M. Augusta

Paula Paz disse...

Oii M. Augusta.. continue tentando. Os vídeos ensinam o passo a passo... fazer Kumihimo é uma terapia - paciência e concentração.
Bjos

Jorge Cazemiro disse...

Paula adorei o Kumihimo.
Eu queria saber onde a gente compra o tear de madeira. Se Puder me ajudar estarei muito agradecido. Se ppuder mande para o meu e-mail:
cazemirointer@gmail.com

Paula Paz disse...

OI GABRIEL,
NUNCA VI O TEAR DE MADEIRA PESSOALMENTE, NÃO SEI ONDE VENDE E NEM QUANTO CUSTA...
MAS NA TAG KUMIHIMO ENSINO A FAZER O TEAR DE PAPELÃO.
ABRAÇO,

Anônimo disse...

Olá tudo bom !!!
Fiz o meu tear de kumi com um cd
é o seguinte bem facil de fazer
pega uma cd
pega uma caneta ou lapis
risca ele com trinta e duas linas do meio até a borda
depois pega uma tesoura e corta
da borda para dentro mais ou menos um cm e meio bem em cima da linha marcada

se quiser da para retirar a parte brilhosa do cd só passando uma esponja grossa

de resto para fazer as tranças é bem facil tem um monte de tutoriais na net

qualquer coisa mandem um e-mail
romaneli_1@hotmail.com

Anônimo disse...

ola , Sou Daniel e praticante de Kumihimo, ha pelo menos uns dez anos, comecei com o Marudai( construindo-o tambem) depois o takaidai( que tambem construi , e comecei a estudar o kakudai e o Ayatakedai( tem a 5 tecnica o Karakumidai) e busco outros praticantes para contato para troca de ideias , alem de curioso para saber onde as pessoas aprenderam sobre Kumihimo, porque é uma tecnica maravilhosa e pouco explorada neste Pais... obrigado pela atençao, abraços

Unknown disse...

Bom dia pessoal!
Para quem tiver interesse, tenho os teares a venda, para confeccionar as tranças redondas ou quadradas (2 tipos diferentes).
Meu email para contato: tsurudaacessorios@gmail.com
Att

Naty Tsuruda

MARLY THIBES disse...

olá amei esta tecnica comecei a aprender agora ..muito interessante , compartilhei em meu blog..mas gostaria de aquirir os discos..........bjs.....

Unknown disse...

Adorei tb! alguém sabe onde tem vídeos tutoriais ensinando a fazer modelos diferentes de pulseirinhas com essa técnica?

Anônimo disse...

Natural eu estou querendo comprar! Vou te mandar um e-mail.