segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Tingindo!


Oii pessoal,
Hoje vou mostrar como tingir roupa/pano.
Usei o corante preto da TINGECOR, não lembro o preço, mas sei que é barato e tem nos mercadinhos e mercadões da cidade.rs
Importante seguir as instruções da embalagem e não ignore a instrução de abertura: "Abra com o cabo de uma colher de chá", porque se o pó cair em algum tecido, ele mancha.

Segue as fotos do meu passo-a-passo:
 Segui as instruções da embalagem.

1 - Dilui o pó corante em 1litro de água fervente.
2 - Despejei em uma panela maior, com água fervente na quantidade que cobria a roupa.
3 - Coloquei a roupa na água fervente "em um recipiente com aguá suficiente para cobrir o tecido" 
Obs.: lavei o tecido antes.
4 - Com o cabo de uma vassoura mexi o tecido por 30 minutos em água fervente. Mexa para não manchar.

1 - Levei o recipiente (panela) até o tanque (lavanderia)
2 - Enxaguei umas 5 vezes
3 - No penúltimo enxágue coloquei uma colher de sal na água... li em algum lugar na internet que isso ajudaria na fixação da cor... pelo sim, pelo não, coloquei.rs
4 - Coloquei o vestido, do lado avesso, no varal... depois que secou eu usei..rs!

E ficou assim. 
Na foto não dá para ver bem, mas meu vestido estava cinza; gosto tanto dele que resolvi reformar para continuar usando, ficou mara!

Mais história desse dia (kkkk): quando fui enxaguar o vestido lembrei que tinha uma calça preta que precisava de uma cor... ai reservei a "água preta" no tanque, fervi mais água e coloquei junto, em seguida coloquei a calça e mexi por 40 minutos.., no tanque mesmo, fora do fogo porque a calça não cabia na panela. O jeans é mais duro de mexer (meu vestido é 100% algodão).
A calça não ficou tão escura quanto eu queria,.. mas ficou usável. E ainda dava para ter tingido outras peças na mesma água, mas eu não lembrei.

Dica:
Dá para fazer tye-dye (tipo hippie) ou pintar metade do tecido, como fizemos na foto abaixo:
Fá, Sil, Tati, Paula (eu) e Fer dançando em QM!  

Bjos e boas reformas!


2 comentários:

sistasantista disse...

Olá, Paula!!
Adoro fazer isso, sempre uso esse corante aí!
Beijinho
Telma

Obede Edom disse...

migaaa esse vestido que vc ama ... ficou show..